X-Burguer, o cheeseburguer brasileiro

O cheeseburger(hamburguer + queijo), foi patenteado em 1935 nos Estados Unidos por Louis Ballast, dono da lanchonete Humpty Dumpty, em Denver, no estado do Colorado. Sua receita original é:

2 gemas cozidas (prefira ovos caipiras)

1 gema crua (prefira ovo caipira)

240 ml de óleo de oliva leve (não use o extravirgem)

1 colher (sopa) de suco de limão-rosa (também chamado de limão-cravo), que tem o sabor mais ácido e menos azedo

1/2 colher (sopa) de cebola bem ralada

1 pitada de sal marinho

Pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Cebola grelhada

1 fatia de cebola

1 fio de óleo de oliva

Finalização

1 pão d’água (francês) com 90 gramas

2 folhas de alface novas e tenras (prefira alface orgânica)

1 fatia de tomate-caqui

1 fatia de queijo cheddar inglês

Modo de preparo

Hambúrguer

Misture bem as carnes moídas e a gordura sem acrescentar outro ingrediente. Modele a carne nas mãos, dando-lhe formato de hambúrguer e leve à grelha em fogo forte, colocando-a a 5 centímetros de distância do fogo. Asse o hambúrguer até ficar ao ponto, isto é, rosado no meio, para que fique bem suculento. Polvilhe sal e pimenta-do-reino em ambos os lados e retire do fogo, mantendo-o em lugar aquecido.

Maionese artesanal

Em um prato fundo, coloque as gemas cozidas e a crua. Com um garfo, misture-as bem, em seguida, derrame o óleo de oliva em fio e vá batendo com o garfo, firmemente, sempre em círculos e para o mesmo lado. Esse processo faz com que a mistura fique bem aerada. Depois de ter colocado todo o óleo de oliva e a maionese estiver bem homogênea, acrescente o suco de limão, a cebola ralada, o sal e a pimenta-do-reino. Rende 20 colheres (sopa) de maionese.

Cebola grelhada

Passe a fatia de cebola em óleo de oliva e leve à grelha por um minuto de cada lado.

Finalização

Corte o pão em duas partes, passe uma colher (sopa) de maionese na parte de baixo, depois coloque as folhas de alface e o hambúrguer grelhado. Em cima, disponha a fatia de queijo, o tomate e a cebola. Cubra com a outra metade do pão e leve ao forno moderado (160 graus C) por dois minutos.

No Rio Grande do Sul

Este famoso sanduíche acabou recebendo novas versões quando chegou ao sul do Brasil. Erroneamente chamado de “Bauru” o Xis Gaúcho é composto de um pão bem maior que a forma tradicional, o que deu origem ao Xis ao Prato. De tão grande que foi ficando o cheeseburguer gaúcho, em muitas lanchonetes ele é servido num prato para se comido com garfo e faca.

Além do pão, o cheeseburguer acabou ganhando uma série de variações como: salada, filé, coração, bacon… O brasileiro, passou a substituir o hamburguer por outros tipos de carne o que colaborou para um lanche único e cheio de personalidade, mas ainda sim um XIS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *